quinta-feira, 9 de março de 2017

Erros mais comuns na low-carb...

Cara ragazza!!

Os mais atentos já me "ouviram" dizer que a low carb não é uma dieta milagrosa. Afinal, existem vários erros que são cometidos por iniciantes, devido à falta de acompanhamento especializado. A lista é extensa, mas eu resolvi nomear os mais flagrantes: 


1. Encarar a lowcarb como dieta temporária
Se te identificas com a LCHF, encare como um estilo de vida, como deveria ser, assim como a Paleo. Até porque estamos a falar de uma dieta bem tranquila (e deliciosa), podendo ser seguida a longo prazo. Ao contrário das dietas tradicionais low-fat em que estamos sempre famintos, a contar calorias e preocupados com a próxima refeição dali a 3 horas, com mil marmitas, etc e tal. Se te motivas com metas, usa isso a teu favor e não contra ti. Não queiras emagrecer 8kg no primeiro mês só porque fulano emagreceu. Já sabemos que cada metabolismo é diferente, assim como as condições e sintomas clínicos de cada um. 

2. Querer baixar os carboidratos E a gordura 
Incialmente podes até ver óptimos resultados mas a longo prazo não aguentarás a fome e a falta de energia constante. Quando passares a alimentar-te com mais gorduras do que com carboidratos vais sentir-te mais saciado, já que é possível até jejuar naturalmente dentro de protocolos específicos de jejum intermitente). 

3. Perder o medo da gordura, mas não desapegar-se do carboidrato
Uma das premissas da LCHF é perder o medo da gordura natural dos alimentos. Isso significa comer aquele torresmo delicioso (sem se entupir, obviamente) sem medo de ser feliz, nem de morrer do coração. Na lchf podes comer sem pensar em calorias ou porções, até à saciedade, e permaneceres  satisfeito por muito tempo. E ainda tens a possibilidade de comer ovos, manteiga, bacon, queijos gordos e picanha com gordura. Só precisas de abrir mão dos alimentos ricos em carboidrato, glúten, açúcares (nos seus mais variados nomes).

4. Comer o tempo todo só “porque é low-carb”
Nas dietas low-fat, que baseiam a alimentação em carboidratos, é natural que sintas fome o dia inteiro e consequentemente comerás de 3h em 3h (às vezes até em intervalos mais curtos). Mas na low-carb, como a prioridade não é o carboidrato, não vais necessitar de fazer mil refeições ao dia.

5. Não se informar 
Existem muitos livros ótimos sobre alimentação, além dos blogs. Os meus preferidos são: o blog do Dr Souto, do Dr. Barakat e o Paleodiário que têm imensos conteúdos científicos de alta qualidade e tudo mastigadinho. É só ter interesse, afinal, a saúde é TUA.

6. Não planear
Eu particularmente acho que a LCHF não exige tanto planeamento quanto uma dieta tradicional. Mas, em relação às compras de supermercado, talvez devas elaborar uma lista antes de sair de casa, para não caíres na tentação de trazer produtos industrializados. 

7. Pirar no “zero carbo”
É virtualmente impossível “cortar totalmente nos carboidratos”. Se te alimentas com vegetais, legumes e frutas, estás ingerindo carboidratos em forma de amido (reserva de CHO em plantas), ainda que optes pela abobrinha em vez da batata. Importa apenas que as tuas escolhas sejam consciente. Muitas pessoas vivem apavoradas com os carboidratos da banana e depois entregam-se à primeira oportunidade aos brigadeiros, gelados e batatas fritas. 

8. Viver de receitas (e depender delas)
A minha sugestão é deixar as receitas, que substituem os pratos tradicionais, para os momentos em que realmente estejas deserto por algo diferente - ocasiões especiais. 

9. Deixar uma escorregada acabar com tudo.
Se um dia saíste fora do plano não desesperes e não deixes que UMA refeição vire um dia, uma semana, um mês ou um ano de excessos de carboidratos e açúcares. 

10. Forçar a ingestão de gordura
Assimilar a ideia de que se pode comer a gordura natural dos alimentos é óptimo, mas isso não significa que vais “suplementá-la” a todo o custo. Fritar os ovos e o bacon com manteiga é desnecessário. Afinal, a gordura largada pelo bacon já é suficiente para ele se fritar nele próprio e posteriormente fritares o ovo... Muitas pessoas cometem este erro no inicio da Paleo. Liberar a gordura não significa necessariamente comer à vontade e/ou o dia inteiro.

11. Ovos, bacon, queijos e só?
Quando nos iniciamos na LCHF, é natural ficarmos maravilhados com a possibilidade de comer queijos gordos, bacon, manteiga, natas e tudo aquilo que sempre nos disseram para evitar a vida inteira. Mas tenha sempre em mente que a LCHF não é dieta da proteína. Por isso, não se empolgue demais com os queijos, o bacon, ou o creme de leite e esqueça do que realmente importa: os nutrientes – ou seja, o teu prato deve ser constituído 80% de hortaliças e 20% de proteínas animais.

Mais informações aqui.

1 comentário: