segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Ácido vs Alcalino

Cara ragazza!!

Há uns dias atrás, o mestre Dr. Barakat falou no snapchat sobre os efeitos nocivos dos alimentos ácidos no nosso corpo. E no mesmo dia, ainda publicou um texto no instagram onde resumiu toda a informação. Achei que não deveria perder esta oportunidade para contestar com todos aqueles que acreditam que um copo de água com limão em jejum pode ser demasiado ácido para o nosso organismo processar...







O autor começa por nos questionar sobre o que têm em comum o açúcar, a farinha de trigo, os vários tipos de leites e os seus derivados, as bebidas industrializadas, a cerveja (com glúten) e os refrigerantes. Além de industrializados e antinutrientes (venenos), são todos altamente ácidos! Quantos de vocês têm baseado sua alimentação nestes tipos de produtos? Desde o café da manhã até ao jantar, muitos envenenam o corpo aos poucos.

Para ajudar nesta explicação, o Dr. disponibilizou ainda no seu blog duas tabelas com o valor do pH dos alimentos (consulta aqui). Ele acredita que o segredo para mantermos o equilíbrio corporal é regular o consumo de alimentos ácidos com os alcalinos. Mas quando isto não acontece, o nosso corpo vê-se obrigado a consumir os minerais que provêem dos nossos ossos e órgãos, na tentativa de neutralizar e retirar a acidez do nosso organismo. Contudo, o Dr. Barakat alerta para o facto de que nos casos em que o consumo excessivo destes produtos ácidos se mantenham no tempo poderá provocar diversas complicações, como por exemplo: deficiências no sistema imunitário, aumento de peso, osteoporose, fadiga crónica e dores nas articulações. Mas o mais grave é que é este ambiente é favorável à formação de células cancerígena e multiplicação de vírus, fungos e bactérias. Por estas razões, uma dieta saudável e equilibrada é muito importante para que o pH corporal esteja equilibrado. Um ser humano saudável tem seu pH girando em torno de 7.4 enquanto que uma pessoa que tem um câncer tem seu pH em torno de 4 e 5. Portanto, vigiar o pH corporal é essencial!

Por estes motivos, o meu copo de água com limão é uma das minhas ferramentas diárias para "alcalinizar" o meu organismo, dado que não irei prescindir do consumo das carnes vermelhas e queijos gordos.


Sem comentários:

Enviar um comentário