segunda-feira, 6 de outubro de 2014

De AuPair a Ladybug (almost alone) in NYC

Cari ragazzi!!

Hoje irei, finalmente, explicar-vos os motivos que me levaram a querer partir sozinha para outra cidade, sem a ajuda do programa AuPair. É importante sublinhar que acredito totalmente nas vantagens deste intercâmbio, mas infelizmente com o passar do tempo redefini as minhas prioridades e percebi que:
  • Seria uma AuPair fora do prazo de validade;
  • Corria o risco de nenhuma família nova-iorquina me contactar.

Posto isto, comecei a pensar num plano B (felizmente, ainda me restavam 23 letras do abecedário para encontrar "a" mais à minha medida). Todavia, creio que existem três grandes e bons motivos para se ser AuPair:
  1. Viver um ano no estrangeiro;
  2. Aperfeiçoar uma língua estrangeira;
  3. Aprender todas as tradições do país de acolhimento.
Mas claro que há mais motivos para se apaixonar pela ideia de se ser AuPair, vejamos:
  1. Não ter que se preocupar com procura e arrendamento de casa;
  2. Não ter despesas associadas à alimentação e lavandaria;
  3. Ter um trabalho definido desde o início com direito a uma remuneração semanal.
Porém, a vida das AuPair não são só maravilhas: 
  1. Não existe privacidade nenhuma;
  2. Vive-se em função dos tempos livres das crianças;
  3. Só se tem direito a um fim-de-semana completo por mês;
  4. É muito difícil 'desligar' o botão do trabalho, uma vez que se vive no próprio local de trabalho;
  5. E o risco de não se ter um horário para frequentar um curso de inglês estava-me a apavorar o juízo.
Assim sendo, neste jogo de prós e contras acabei por perceber que o programa encaixava-se como uma luva para:
  • Pré-universitários com o fim de parar um ano nos estudos, antes de se candidatarem ao mundo académico;
  • Pós-licenciados para se desligarem um pouco do mundo antes de se dedicarem (para sempre) ao mundo laboral.
E eu já passei por estas duas fases da minha vida há um bom par de anos... Tenho pena que na altura em que paguei os 150€ da inscrição na agência Multiway não tenha ponderado com mais calma todos estes pontos. Mas não me arrependo de nada, afinal acabei por descobri informação que um dia será bastante útil para os meus filhos! Deixo-vos com o filme de apresentação que fiz para quem ficou cheia de vontade de vestir a t-shirt de AuPair a 100%! 


5 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Cátia! O titulo deste post diz: De AuPair a Ladybug (almost alone) in NYC! Acho que não é preciso muito para perceber que apesar de ter deixado para trás o programa AuPair mantenho mesma a minha decisão de ir viver um ano para Nova Iorque. Afinal se traduzirmos à letra a segunda parte do titulo podemos ler: Joaninha (quase sozinha) em NYC. O que significa que irei viver sozinha e por minha conta na cidade que nunca dorme! O facto de só ter sido contactada por famílias de outros Estados levou-me a pensar numa alternativa para ir e viver mesmo em Manhattan - que é o meu sonho. Já tenho os documentos todos tratados e as aulas de inglês começam dia 20 de Janeiro de 2015 na ASA College! Beijinhos

      Eliminar
    2. Sim, eu estava mais ou menos a perceber isso. Apoio-te na tua decisão*

      Eliminar
  2. Como é que tendo tu estudado "nas melhores escolas" e feito o curso na Católica, tens um inglês tão mau (vê-se perfeitamente que estás a tentar ler no video, não soa natural e dás erros de pronúncia) e trabalhas num call-center e empregos temporários? A Católica tem das mais altas taxas de empregabilidade do mundo académico, imensos contactos com empresas e instituições, imensas facilidades para os alunos e ex-alunos... não conheço ninguém que tenha lá estudado e que não esteja a trabalhar na área (e em posições boas)! Ainda bem que ao menos "acordaste" para a vida e decidiste fazer algo por ti, quanto ao inglês, que é indispensável a qualquer carreira de sucesso, quer em Portugal, quer no estrangeiro e quanto a arranjar um emprego na tua área... é um pouco estranho que só aos 25 tenhas despertado para essa realidade, mas mais vale tarde que nunca :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resposta aqui: http://beuniquehere.blogspot.pt/2014/10/o-lapis-azul-nao-mora-aqui.html?m=0

      Eliminar