sexta-feira, 1 de março de 2013

Sofre de enxaquecas?

Cari ragazzi!!

Sabiam que 12% da população mundial sofre de enxaquecas e que três quartos dos afectados são mulheres? Se sofre deste pesadelo então este artigo foi redigido a pensar em si. 


Sintomas
Dor geralmente de um dos lados do crânio, com intensidade forte ou moderada. Intolerância à luz, a ruídos e cheiros, resultando muitas vezes em náuseas. Podem surtir efeitos visuais, como luzes, estrelas, manchas, que aparecem subtilmente mas podem chegar a ocupar todo o campo visual. Breves sensações de dormência ou formigueiro nos braços, pernas, língua ou lábios.


O que fazer?
Evitar levantar pesos, correr e baixar ou movimentar a cabeça. Se lhe tiver sido receitada medicação específica, deve tê-la SEMPRE à mão e tomá-la o mais rapidamente possível! A cafeína também ajuda, por isso tome uma dose de café, chá ou bebida tipo Coca-Cola. Se a dor for intensa procure um sítio arejado e escuro para se sentar, mas não se deite. Tente dormir um pouco. Coloque gelo sobre as áreas dolorosas, durante 15 minutos. Beba muita água mas não coma demasiado.

Alimentos a evitar
Todos os que contêm o aminoácido tiramina (queijo curado, peixes fumados, vinho tinto, patê de fígado, figos e alguns grãos. Chocolates, nozes e manteiga de amendoim. Algumas frutas, como abacate, banana e citrinos. Produtos lácteos. Carnes que contenham nitrato (bacon, salsichas, chouriço e todas as carnes processadas). Gelados e comidas muito gordurosas. 

Comportamentos a evitar
Tomar demasiado analgésicos (resistência da doença aos medicamentos). Viver situações de stress (afaste-se das pessoas que a irritam, bem como dos afazeres menos urgentes). Esquecer-se de comer e fazer dietas loucas (comer de três em três horas para regular a produção de açúcar no organismo). Dormir pouco ou dormir demasiado. Ingerir cafeína em excesso ou parar de beber café repentinamente. Ser sedentário.

Sem comentários:

Enviar um comentário