quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Paris

Cara ragazza!!


A paixão pelas viagens e por tudo aquilo que elas exigem são actualmente a minha água mineral, a minha fonte de inspiração e os meus sonhos inesgotáveis. Nunca tinha escrito uma única linha sobre o país que guilhotinou Marie Antoinette e sepultou  Napoléon Bonaparte. Mas eis que me pedem um roteiro, e como poderia eu dizer que não? Afinal... Paris is always a good idea!


Quarta-feira, 21 de Novembro de 2012
Lisbon International Airport to Charles de Gaulle International Airport

Caso aterre no terminal 1 deverá dirigir-se para o autocarro (CDGVAL) que vos levará até à estação de comboio. Pouco tempo depois saia na paragem do Terminal 3/Roissypole e siga as indicações: RER B (comboio parisiense) e compre os bilhetes nas máquinas por aproximadamente 8,40 . O tempo de viagem até à estação Gare du Nord é de cerca de 25 minutos. Se precisar ainda de apanhar metro ou mudar de comboio para chegar ao seu destino final pode sempre usar o mesmo bilhete, porque dentro da Zona 1 o bilhete é sempre válido.

Dica:
Se a ideia da visita à capital francesa for para passear muito e ver o mais possível aconselho a andar de metro. Existem 15 linhas de metro, o horário de funcionamento vai das 5h30 às 00h30, variando entre as estacões. As inúmeras ligações do metro com o RER (Rede Expressa Regional) e as estações de comboio suburbanos SNCF permitem o fácil acesso às outras cidades da periferia. Os bilhetes permitem viajar em toda a rede do metro (zona 1-2). O melhor é pedirem um mapa em qualquer estação.
Preços: 1 bilhete: 1.60
           Carnet (cartão) de 10 viagens: 12.40 --> este será sempre mais vantajoso.

Check in Hotel!! É hora de largar as malas e apaixonar-se por Paris, La cité de l'amour! Atenção que se chegar antes do meio dia (hora que normalmente os hotéis começam a aceitar os check-in) poderá pedir-lhes que guardem as suas malas numa sala à parte e o seu quarto, uma vez que só farão o check in ao final do dia, quando chegarem do passeio.

1* paragem: Montmartre 
Suba a gigantesca escadaria e vislumbre o magnifico Sacré-Coeur e hipnotize-se com La Tour Eiffel lá bem ao longe. Depois de tantos degraus (para cima e para baixo) deve estar esfomeado! Goze do "Bairro Alto francês" e procure uma esplanada onde possa comer uma baguete e beber um chocolate quente. Caso se perca poderá chocar com o Moulin Rouge (é mesmo aí! Procure-o!). Se descer um bocadinho entrará na zona de Pigale onde está preservado o café parisiense mais conhecido do mundo, não fosse ele o cenário do filme "Le fabuleux destin d'Amélie Poulain". Entre e tire uma fotografia para o posteridade. 



2* paragem: L'Opéra de Paris Garnier
É impossível ficar indiferente a esta obra arquitectónica. Aqui respira-se ópera, música clássica, bailados e o apogeu do século XVIII. Quem viu o filme "Le Fantôme de l'Opéra" irá reconhecer o palco de toda a película. A imaginação ajuda-nos a recriar as passagens secretas e o mundo subterrâneo onde vivia o fantasma.


3* paragem: La Tour Eiffel
Torre de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, tornou-se num dos ícones franceses e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo. A Torre Eiffel é o edifício mais alto de Paris e o monumento pago mais visitado do mundo, todos os anos milhões de pessoas sobem à torre. Construída pelo engenheiro Gustave Eiffel para a Exposição Universal de 1889.
Aconselho que seja visitada ao pôr do sol! Melhor do que visitá-la de dia é sem dúvida visitá-la à noite, por isso juntem o melhor dos dois mundos e maravilhem-se com a cidade das luzes! 



4* paragem: Jantar
É hora de abrandar o passo e desfrutar de uma óptima refeição. 


Quinta-feira, 22 de Novembro de 2012

1* paragem: Notre Dame
No coração do país, tanto geográfica como espiritualmente, a Catedral de Notre-Dame ergue-se na Ile de la Cité. Depois de o papa Alexandre III ter colocado a primeira pedra em 1163, um batalhão de artesãos trabalhou 170 anos para erguer o projecto do bispo Maurice de Sully. Quase destruída durante a revolução, esta obra-prima do gótico foi restaurada em 1841-64 pelo arquitecto Viollet-le-Duc. Tem cerca de 130m de comprimento, com uma nave central abobadada e quatro naves laterais. O órgão é o maior do país.
 (Ficou com água na boca só com a descrição? Então agora, pare e entre! Vai ficar esmagado!)


2* paragem: Sainte-Chapelle
"Mesmo ali ao lado" vai encontrar outra obra-prima do gótico, mandada erguer por Luís IX (1214-1270) como santuário para as relíquias da Paixão, foi concluída em 1248 e é considerada a igreja mais bonita de Paris, para o que contribuem as 15 janelas de vitrais com 15m de altura, até ao tecto abobadado coberto de estrelas. A igreja foi danificada na Revolução, mas foi restaurada em meados do séc. XIX.
(Depois da Ópera de Garnier a Sainte-Chapelle é o momento que mais me fascina de toda a Paris. Sentem-se nas cadeiras e deixem-se ofuscar pelo brilho celestial dos vidrais.)


3* paragem: Musée du Louvre
Um dos museus mais impressionantes do mundo, o Louvre tem mais de 350 mil magníficas peças. Construído como uma fortaleza pelo rei Filipe Augusto em 1190, serviu pela primeira vez de residência ao rei Carlos V (1364-80). No século XVI Francisco I substituiu-o por um palácio de estilo renascentista e criou a colecção de arte real com 12 quadros comprados em Itália. Os revolucionários abriram a colecção ao público em 1793. Pouco depois, Napoleão fez do Louvre um museu. Isto é o que eu chamo: "à grande e à francesa"!! (Apesar de não o conhecer por dentro, o pouco que podemos ver do lado de fora já nos deixa completamente sedentos por mais! Um dia regressarei a Paris e guardarei um dia inteiro só para descobrir os seus maiores tesouros. Caso entre (como estou à espera que o faça) lembre-se que o Louvre não é só a Mona Lisa)...


4* paragem: Almoçar. O dia já vai longo é preciso carregar baterias!!

5* paragem: Avenue des Champs Elysées
Uma das mais famosas avenidas do mundo nasceu quando o jardineiro real André Le Notre plantou uma série de árvores além do limite do Jardin des Tuileries em 1667. O seu nome original era Grand Cours (Grande Via), tendo mais tarde sido rebaptizada de Champs-Elysses (Campos Elíseos em português). Em meados do séc. XIX a avenida ganhou caminhos para peões, fontes, iluminação a gás e cafés, tornando-se um lugar em voga para encontros sociais e entretenimento. Desde o funeral de Napoleão em 1840 esta ampla avenida é percurso de desfiles oficiais, paradas militares e outros eventos. O Rond Point des Champs-Elysées é a parte mais bonita, com castanheiros e canteiros de flores, mas o extremo junto do Arco do Triunfo perdeu o encanto com a chegada de cadeias de fast food e serviços turísticos. Porém, um passeio pela avenida ainda é uma obrigação numa visita a Paris.
(O papel do homem nesta avenida é fulcral! É favor de manter as mulheres afaaaaastadas das lojas como a Chanel, Dior, Cartier, etc, etc, etc... Valha-nos-Deus!)


6* paragem: Arc de Triomphe
O melhor dia para visitar o mais famoso arco do triunfo do mundo é dia 2 de Dezembro, que assinala a vitória de Napoleão na Batalha de Austerlitz em 1805. No momento ideal é quando o sol se alinha com os Champs-Elysées e o Arco do Triunfo, formando uma auréola à volta do edifício. A construção do arco de 50m começou em 1806 mas só terminou em 1836, devido, em parte, à queda de Napoleão do poder. Quatro anos mais tarde, o seu cortejo fúnebre passou sob o arco, para o cemitério de Les Invalides. Hoje em dia, o Arco do Triunfo é um ponto fulcral para a celebração de eventos públicos.
 (Atenção: Caso tenham subido ao cimo do Sacré-Coeur e da Torre Eiffel acho um desperdício de dinheiro subir o Arco do Triunfo. Os outros dois monumentos são bastante mais altos que este.)

7* paragem: Budha Bar
A única vez que lá entrei foi com amigos, não paguei nada, mas ficou para sempre guardado na minha memória. É lindíssimo, mas reconheço que poderá ser um pouco caro. Caso esteja perdido olhe para o Arco do Triunfo basta descer toda a Avenida dos Campos Elísios e depois virar à esquerda para a praça Concorde: 8 Rue Boissy d'Anglas.



Sexta-feira, 23 de Novembro de 2012

Disneyland Paris
Pode comprar aqui o seu bilhete de viagem até à Disneyland Paris com entrada nos dois parques temáticos.
Preço para duas pessoas com entrada paga nos dois parques e deslocações: 178



Sábado, 24 de Novembro de 2012
Dia livre! Afinal, é dia de arrumar as malas e seguir viagem, contudo deixo aqui mais uma dica:

1* paragem: Centre Georges Pompidou
O Centre Pompidou abriu em 1977, quando os arquitectos Richard Rogers e Renzo Piano surpreenderam ao virarem o edifício "do avesso", com tubos de cores vivas expostos na fachada. Projectado como um complexo cultural de artes, contém o excelente Musée National d'Art Moderne além de um cinema, uma biblioteca, lojas e um espaço para espectáculos. O pátio de entrada exterior é um popular ponto de encontro, tanto para turistas como para os cidadãos locais. 



Sem comentários:

Enviar um comentário